Pense em quanto de nossas vidas é protegido por uma senha e, no entanto, quase todos os dias há notícias sobre o mais recente corte ou violação da segurança cibernética. Como seres humanos, tendemos a ser o elo mais fraco. Quando esquecemos as senhas ou as reutilizamos de maneira descuidada, aumentamos o risco de uma violação. Também não é uma questão de simplicidade: mesmo as senhas mais complexas ainda precisam de camadas adicionais de segurança, pois podem ser roubadas. Como as senhas não são mais adequadas, muitas empresas buscam a biometria, aproveitando os traços únicos que todos nós temos, como impressões digitais, biomarcadores de rosto e voz para proteger dados confidenciais. Alguns analistas do setor prevêem que o mercado de sistemas biométricos cresça para mais de US $ 30 bilhões até 2022.
Somos todos consumidores de autenticação biométrica - acessando nossos dispositivos móveis, abrindo a porta do escritório, acessando nossa conta bancária ou conversando com um agente do contact center. A autenticação baseada em biometria é mais robusta do que qualquer outro método e vincula uma identidade a um indivíduo específico, em vez de uma senha ou um código que possa ser usado por qualquer pessoa. Em 2018, mais organizações aceitarão que as senhas estão mortas e procurarão escolher uma solução biométrica que faça sentido para seus negócios. O único problema é que a "solução certa" nem sempre é óbvia.
Escolhendo o melhor ajuste
A impressão digital, a biometria facial e de voz trazem algo diferente para a mesa. Por exemplo, enquanto uma impressão digital é muito simples, ela requer um hardware específico que nem todos os consumidores podem acessar. A biometria de voz passiva não requer nenhum hardware e nenhum esforço extensivo do usuário, no entanto, faz sentido usar esse método apenas para canais específicos. Por fim, a biometria facial pode ser muito intuitiva para a geração do milênio, mas talvez menos atraente para os baby boomers que talvez não se sintam mais confortáveis em tirar uma selfie para acessar informações importantes. Na verdade, um estudo recente descobriu que três quartos dos jovens profissionais se sentem confortáveis com ferramentas biométricas, como a digitalização de impressões digitais, em comparação com 58% das pessoas com mais de 55 anos.
Embora a biometria da voz muitas vezes apareça no topo para facilidade de uso para todas as gerações, as necessidades específicas da sua organização são mais importantes. O que pode ser a solução biométrica certa para você e sua organização, pode ser a escolha errada para outra.
Considere os seguintes fatores:
# 1 Prevenção de Fraudes: Detecção de Vida
A realidade de hoje apresenta riscos concretos, como spoofing, duplicar o rosto das pessoas para enganar o reconhecimento facial e falsas impressões digitais (mesmo com base em imagens de mídias sociais ). Isso, junto com as tendências atuais do setor , faz com que investir em uma tecnologia altamente precisa que inclua a detecção da vivacidade como uma necessidade. De acordo com um relatório recente da Opus Research , a biometria geralmente inclui falsas rejeições (negando a autenticação de um usuário real) e falsas aceitas (aceitando a autenticação de um usuário fraudulento). Quanto mais detecção de vivacidade for inerente à tecnologia, mais segura. No entanto, o método de biometria não deve ser intrusivo e a detecção de atividade deve ocorrer em segundo plano para diminuir o esforço gasto na autenticação para o usuário final.
# 2 Colocando o Consumidor em Primeiro Lugar
À medida que os consumidores se tornam mais exigentes, seu tempo de atenção se torna mais curto e eles têm muito pouca tolerância a erros ou atrasos. Quando se trata de autenticação do cliente, as organizações devem usar os métodos mais intuitivos e fáceis de usar. Com isso em mente, a melhor solução biométrica seria a que exigiria o menor esforço possível para o usuário final.
# 3 Esforço de Inscrição Mínimo
As taxas de adoção são a chave para o sucesso da implementação de métodos de autenticação biométrica. Imagine depois de implantar, promover e lançar uma solução de autenticação precisa, apenas menos de 10% de seus clientes a estão usando. Muitas vezes, as implementações mais bem sucedidas são impulsionadas pela facilidade de inscrição.
Na verdade, a taxa de inscrição é o indicador preditivo número um que sugere quantos clientes usarão autenticação baseada em biometria na próxima interação com a organização. Uma alta taxa de inscrição (por exemplo, 70% dos clientes no primeiro ano) significa que a maioria dos clientes a utilizaria. Uma baixa taxa de matrícula geralmente significa que a maioria dos clientes não a utiliza e o investimento é nulo. A escolha de uma tecnologia que não só é fácil de adotar, mas perfeita para se inscrever, é fundamental.
Ao escolher o método biométrico correto, é importante considerar primeiro quais informações estão sendo protegidas e como seus usuários finais operam. Embora existam prós e contras para cada método, e nenhuma solução é à prova de balas, os dados biométricos estão em ascensão e estão aqui para ficar.